domingo, 20 de abril de 2008

Linha 577T – Jardim Miriam – Vila Gomes: A “menina dos olhos” da Viação Paratodos

Foto de 1971: 542 - Jardim Miriam via... Hosp. S. Paulo não é.
Local provável: Av. Domingos de Moraes próx. a Est. Vila Mariana

Foi por volta de 1961 que o ‘embrião da linha 577T’ foi criado. No início, a linha era operada por outra empresa, provavelmente a ‘Viação Estrela do Mar’ (extinta em 1969), e operava as linhas Cidade Ademar – Vila Mariana e Cidade Ademar – Anhangabaú (via Brigadeiro Luiz Antônio), ambas como linha 542. Até o presente momento não apareceram informantes afirmando que foi essa empresa citada que operava essas linhas, apesar que houve relatos de ver ônibus dessa empresa estacionado na Av. Cupecê e também próximo ao Vale do Anhagabaú. Consta que em 1967 as duas linhas 542 tiveram seu trajeto prolongado até Jardim Miriam.

A Paratodos, com seu meteórico crescimento, pegou ‘de bandeja’ essa linha em 1969, já como itinerário Jardim Miriam – Hospital das Clínicas, cujo percurso ainda não passava pelo Hospital São Paulo: seguia direto pela Av. Domingos de Moraes e Av. Vergueiro, até chegar à Av. Bernardino de Campos. A outra linha 542, que faz o percurso até Anhangabaú, a Paratodos preferiu não operar (já que sua empresa-irmã “Viação Canaã” tinha uma equivalente, a 577 Cidade Ademar – Anhangabaú prolongado em 1970 para Jardim Miriam).

Mais tarde, surgiram alterações no trajeto, desviando o percurso para o entorno da Vila Clementino, passando em frente ao Hosp. São Paulo, e também foi criado prolongamentos para Butantã e Cidade Universitária. Em 1978 as linhas 542 passaram a ser chamadas de 577M (Jardim Miriam – Cidade Universitária) e 577T (Butantã).

No Mapograf de 1979 apareceu a linha 577C – Jardim Miriam – Cidade Universitária via Vila Campestre. Não durou nada, mas foi seccionada em 26 de março de 1979 até o Metrô Conceição como linha 5757. No ano seguinte, a linha 577M foi extinta, permanecendo somente a 577T.

Em 1988, ano eleitoral, um novo prolongamento foi criado, dessa vez do Butantã até o bairro de Vila Gomes. Antes o bairro era mal servido pela linha 6211 Vila Gomes – Anhangabaú (Praça da Bandeira), até que um dia a Viação Castro deixou de operar. Pressionada pelo povo, a prefeitura então escalou a linha da Paratodos para fazer final na Vila Gomes, tanto passando pela Vital Brasil (577T/10) quanto pela Raposo Tavares (577T/31). Somente em 1989 foi incorporado o letreiro “Vila Gomes” aos seus ônibus.

Em 1997, foi criado o ramal 577T/22 Jardim Miriam – Metrô Ana Rosa, mas não durou muito. Dois anos depois a derivação 577T/31 via Raposo Tavares foi extinta, permanecendo somente a linha 577T/10.

Em 2007, com a chegada dos novos Milleniums, o horário do último ônibus saindo do Jardim Miriam passou das 22:45 para 23:00 hs.

Curiosidades:

- Os veículos “Caio Gabriela I” na verdade eram Caio Bela Vista (Super Caio) fabricados em 1972 e tiveram as dianteiras adaptadas para Caio Gabriela por volta de 1979, rejuvenescendo os carros. Em 1984 haviam 15 modelos, dos prefixos 12066 a 12080.

- Nos anos 80 e 90, qualquer lançamento de modelo de ônibus que a Paratodos comprava, rodava primeiro sempre na 577T, como foi com os modelos Caio Amélia, Caio Vitória, Marcopolo Torino 1987, Ciferal Alvorada, Thamco Dinamus.

- No período entre 6 e 7 da manhã nos dias úteis, são realizados 14 partidas no ponto inicial do Jardim Miriam.

Nota: Quem tiver mais informações sobre a extinta empresa "Viação Estrela do Mar", favor postar nos comentários, pois qualquer ajuda é de grande valia.